terça-feira, 23 de junho de 2009

Para pensar

Tempos felizes - Uma época feliz é completamente impossível, porque as pessoas querem desejá-la, mas não tê-la, e todo indivíduo, em seus dias felizes, chega quase a implorar por inquietude e miséria. O destino dos homens se acha disposto para momentos felizes - cada vida humana tem deles -, mas não para tempos felizes. No entanto, estes perduram na fantasia humana como "o que está além dos montes", como uma herança dos antepassados; pois a noção de uma era feliz talvez provenha, desde tempos imemoriais, daquele estado em que o homem, após violentos esforços na caça e na guerra, entrega-se ao repouso, distende os membros e ouve o rumor das asas do sono. Há uma conclusão errada em imaginar, conforme aquele antigo hábito, que após períodos inteiros de carência e fadiga se pode partilhar também aquele estado de felicidade, com intensidade e duração correspondentes.

(Friedrich Nietzsche, "Humano, demasiado humano", Cia de Letras, p. 251, Aforismo 471, ano 2001, São Paulo)

2 comentários:

Lauren disse...

Olá, passando para agradecer o comentário!
Ah, e complementanto... tomare que eu encontre mesmo, pois não é nada legal ter na vida da gente uma pessoa como a que eu descrevi no post... rsss

Bjos! volte sempre

Anônimo disse...

Obrigado, Felipe, pelo comentário no "Um conto, um canto". Quando puder, visite também o "Salada à Brasileira", meu "filho mais velho".

Abraço!